sábado, 31 de maio de 2008

A Escada

Todos os dias acordo mansamente... gloriosa modernidade que criou o despertador no celular! Mais ainda. Criou o Modo Soneca, no qual o despertador toca em intervalos pré-determinados, pra te dar a oportunidade de mais uma sonequinha. Minha nossa! Uma salvação para a preguiça, um precipício para minhas responsabilidades!!!
Creio que este recurso resgatou alguns neurônios meus da morte, entretanto me faz perder o tempo precioso que tenho. Sim. Já disse José Pereira: "Para que dormir meus filhos? Se o homem podia passar a vida toda acordada estudando? Para quê?"
Bem, não sei ao certo se passaria esse tempo estudando, mas certamente aproveitaria para gozar um pouco desta vida perversa, como também maltratada. Mas voltando ao meu momento matutino... Cá estou eu, pelas nove, nove e meia da manhã, de pés descalços caminhando muribundamente ao banheiro. Feito o serviço, geladeira, não me dou ao trabalho de utilizar copo, já tenho uma garrafa reservada para mim. Voltando à vida moderna, procuro assento na sala, à frente do computador: meu lado tecnológico está me consumindo!
Enquanto o processador gere os dados do HD, abro a porta para o sol da manhã entrar, aconchego-me mais apropriadamente na cadeira e vejo aquela cena de Beleza Americana no muro de casa: http://www.youtube.com/watch?v=UDXjnW3nIWg
Bem, o saco ainda me emocionou, mas o que mais atraiu minha atenção foi a escada que está lá, encostada na parede, meio bamba, ao sol, ao vento, como o saco (ainda está lá agora, no mesmo local). Contudo ela não flutua como o saco, não rodopia nem se move ao deslocar das folhas. Imóvel está. A observação mais importante: está deitada!
Então o bobão começa a se imaginar no mundo astral: subindo a escada de pé, erro sempre uma pisada e me esborracho no chão. Coloco-a deitada, facilmente me desloco por ela, sem problemas de contusões.
Minha vida tem sido uma escada de pé, subo, erro uma pisada, caiu! Subo, erro, caiu! (Isto não é uma menção à música Beber, cair e levantar, que fique bem claro aos engraçadinhos!). Da última vez, eu estava alcançando a Lua, dando tchau pra São Jorge, daí errei a pisada! Meus caros, imaginem a queda.
Decidi por tal escada deitada, só assim não cairia novamente. Entretanto com o tempo percebi que com ela deitada sempre fico no mesmo local, sempre estou aqui, no chão, na Terra, no purgatório, no inferno.
Quero evoluir oras! Tendo aprendido, quero pisar no lugar certo agora! Ponho a escada de pé mais uma vez. Já subi dois, três degraus, e seguirei em frente. Sei bem que errarei alguma pisada de novo, mas da próxima, seguro na lança de São Jorge, e se ele balançar, levo ele junto!

3 comentários:

Unknown disse...

Sempre contando a história de algum hematoma, a gente acaba dando risada dos tomos. E se a subida não tiver sido válida, pelo menos a risada será.
É importante se esborrachar às vezes, mas nunca faz mal checar os pregos vez por outra... Divirta-se!
Beijo p/ tu Pulim,
A franzina

Unknown disse...

tomos = tombos**

Unknown disse...

o grau de inclinacao da escada varias entres os 0º e perto dos 90º.. as vezes fica um tempo perto do chao com 30º ou 10º.. depois vai indo mais alto, chega aos 50º e vai aos 80º.. pq existe algo q ajuda na subida, a confiança de q nao havera machucados, uma queda..
mas mesmo assim, ainda existem alguns degraus um pouco estragados q nao ajudam muito na subida.. e a gente tem q fazer algo pra q eles nao venham possibilitar uma possivel queda..
enfim.. cabe a qm tah usando a escada posiciona-la no angulo mais benefico pra si mesmo e pra qm te acompanha nessa subida, alem olhar com atencao os degraus de ira pisar.. ou de nao beber muito e acabar tropeçando..